...A PACIÊNCIA DE DEUS NÃO TEM LIMITES, MAS HÁ MOMENTOS EM QUE A SUA PACIÊNCIA DÁ LUGAR AS SUAS JUSTAS AÇÕES... Anderson Ribeiro

9 de julho de 2010

Parábola do noivo e seu amigo Jo 3.29,30

        Embora fosse verdade que, para João, a obra redentora de Cristo era prioritária, ele já tinha por divina revelação uma maravilhosa percepção do caráter do Messias. Sabia que Jesus era o Cristo, ainda que, na prisão, parecesse escandalizado com ele. O desespero deve ter apertado o coração de João quando perguntou: "... devemos esperar outro?". Quão consoladora é a mensagem do Filho de Deus:"... bem-aventurado é aquele que não se escandalizar por minha causa" (Mt 11:6). João não fez nenhum milagre, mas tomar conhecimento do miraculoso ministério de Jesus deve ter-lhe assegurado a divindade de Cristo.
        Aqui ele fala dele como o Noivo e de si mesmo como o "amigo" que se alegra ao lhe ouvir a voz. Não temos aí o vislumbre daquele de quem João disse "E necessário que ele cresça..."j uma antevisão dos ensinos de Paulo e de João? Antes do nascimento histórico da Igreja, João referiu-se a todos os que aceitaram a Cristo como "noiva". Mas quem são os "amigos" do Noivo? Não são a vasta multidão de crentes anteriores à morte do Cordeiro, em que se inclui o próprio João, o qual o aceitou como enviado de Deus? Não disse Jesus: "... o menor no reino dos céus é maior do que ele"? (Mt 11:11). A grandeza aqui é posicionai, não moral. João anunciou o reino mas este não veio naquele momento. João foi martirizado; o reino foi rejeitado e o Rei, crucificado. Certamente João Batista, junto com todos os santos anteriores a ele, estarão nos céus, mas não como parte da Noiva que passou a existir em conseqüência da morte do Cordeiro. Cabia ao "amigo" encontrar a noiva e trazê-la ao noivo, assim como o servo de Abraão buscou Rebeca e a trouxe para Isaque. Mais tarde, Paulo aplica a si mesmo a mesma figura como servo de Deus. Não foi ele quem levou os coríntios a se apaixonarem por Cristo e depois apresentarem-se a ele como virgem pura? (2Co 11:2,3) Lang diz: "Quanto ao serviço, João e Paulo são os 'amigos do Noivo', para trazer a Noiva a Cristo. Quanto à posição, serão parte daqueles posteriormente apresentados como a Noiva celestial" (Ap 19: 7,8; 21:9). SEJA DEUS VERDADEIRO!

FONTE: Todas as Parábolas da Bíblia de Herbert Lockyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário